MEDICAMENTOS PARA DOR NA COLUNA

Existem várias categorias e tipos de medicamentos para dor na coluna!

Dependendo de quão severos são seus sintomas, quanto tempo você os tem, onde eles estão localizados e quais efeitos colaterais você pode tolerar.

Medicamentos Antiinflamatórios

A primeira medicação de escolha para a maioria das pessoas com dor nas costas é um anti-inflamatório não-esteróide (AINE), como ibuprofeno , naproxeno, diclofenaco…

Tylenol (acetaminophen) e Dipirona, embora não sejam um anti-inflamatório não esteróide, também é um analgésico comum de venda livre usado para tratar a dor na coluna.

Embora estes medicamentos estão no lado mais suave do espectro de alívio da dor, eles ainda vêm com efeitos colaterais – especialmente se você tomá-los em doses mais elevadas por um longo tempo. Os efeitos secundários dos AINEs podem incluir problemas gastrointestinais, úlceras e lesões nos rins, enquanto o acetaminofeno pode afetar o fígado.

Relaxantes Musculares

Se os analgésicos de venda livre ou os AINEs prescritos não aliviarem as dores nas costas, outra classe de medicamentos, os relaxantes musculares podem ajudar no tratamento. Estes medicamentos incluem:

Ciclobenzaprina e o Carisoprodol

Eles ajudam a aliviar os espasmos musculares que estão causando sua dor nas costas.

Relaxantes musculares podem ser particularmente útil para lesões agudas (como esticar suas costas jogando basquete).

A maioria destes medicamentos têm efeitos colaterais semelhantes, sendo a sonolência a mais comum.

Opióides

Para alguns pacientes, os AINEs e os relaxantes musculares não são suficientes. Pessoas com dores crônicas ou agudas severas, especialmente após várias cirurgias, às vezes são prescritas medicamentos opióides ou narcóticos.

Estes fármacos atuam sobre os receptores de dor no cérebro e células nervosas para aliviar a dor. Existesm versões mais leves, de ação mais curta, como a Codeina. Entretanto tais medicações necessitam de cuidado tanto do médico quanto dos pacientes.

Seus efeitos colaterais mais comuns incluem:

Sonolência e sedação

Prisão de ventre

Risco de dependência

Reações alérgicas, tais como urticária e prurido

Terapias Adjuvantes

Para pacientes com dores crônicas e ou dores de compressão medular/nervosa gerando dor de caráter neuropático, novas medicações tem sido utilizadas!

Inibidores mistos de recaptaçao como a Duloxetina, e anti-convulsivantes, como pregabalina ou gabapentin têm demonstrado ser benéfico para os sintomas de dor crônica ou neuropáticas. Outra classe de antidepressivos, conhecida como tricíclicos – incluindo amitriptilina e nortriptilina – também pode ser prescrita para controlar a dor crônica.

Os efeitos colaterais mais comuns destes medicamentos incluem:

Dores de cabeça, Náusea, Prisão de ventre, Diarréia, Insônia, Efeitos secundários sexuais e Fadiga.