Hérnia de disco

A hérnia discal ocorre quando um dos discos que ficam entre os ossos da coluna vertebral está danificado e gera uma compressão sobre a medula vertebral ou sobre os nervos que saem desta.

Isto pode causar dor nas costas, na lombar ou dor de pescoço (cervical), bem como sintomas tais como torpor, sensação de formigamento e fraqueza.

O nervo ciático é frequentemente afetado em casos de hérnia de disco. É o nervo mais longo do corpo e se estende desde a parte de trás da pélvis, através das nádegas e caminha para baixo das duas pernas até os pés. Isto porque os nervos L4, l5 e S1, que formam o nervo ciático, podem ser comprimidos pela hérnia.

Tal hérnia gera sensação de pressão sobre o nervo ciático (ciática), o que pode causar alguma dor na perna, quadris e/ ou nádegas.

Quão comum são hérnias discais?

A hérnia discal ocorre geralmente em pessoas com idade entre 30 e 50 anos de idade. A condição afeta duas vezes mais homens do que mulheres.

Enquanto cerca de um terço dos adultos no Brasil têm dor lombar, menos de 1 em cada 20 pessoas tem uma hérnia de disco.

A Coluna Vertebral

A coluna vertebral é composto por 24 ossos individuais chamados vértebras, que estão empilhados  uns sobre os outros.

Entre cada vértebra existem “pequenas almofadas” de proteção, circulares e de cartilagem chamados discos, que possuem uma camada externa resistente (ânulo fibroso), que contém ao centro uma substância macia semelhante a gel(núcleo pulposo). Os discos ajudam a manter a flexibilidade coluna e permitem uma vasta gama de movimentos.

A medula espinal é altamente sensível e passa ao do meio da coluna vertebral e atrás dos discos. Ela contém células e feixes de fibras nervosas (nervos) que ligam todas as partes do corpo ao cérebro.

  1. Disco saudável (normal)
    2. Nervo
    3. Hérnia de disco
    4. Disco danificado
    5. Medula espinhal

 

 

O que fazer com que uma hérnia de disco?

Uma hérnia discal ocorre quando o invólucro exterior do disco sofre uma ruptura, projetando o gel (núcleo pulposo) para fora do disco.

O disco danificado pode colocar pressão sobre toda a medula espinhal ou sobre uma raiz nervosa (nervo).

Isto significa que a hérnia pode causar dor tanto na área da ruptura discal quanto na área que este nervo inerva (dor no pé por exemplo).

Nem sempre é claro o fator que leva um disco a romper, embora a idade seja um fator importente em muitos casos. Conforme você envelhece, seus discos vertebrais começam a perder o seu teor de água, tornando-os menos flexíveis e mais propensos à ruptura.

Fumar também surge como um fator, uma vez que faz com que os discos percam a sua flexibilidade natural.

É importante notar que nem todas hérnias discais causam sintomas como dor, fraqueza ou formigamento. Muitas pessoas apresentam hérnias e apresentam poucos ou nenhum sintoma. Isto muito tem a ver com o tamanho do fragmento herniado.

Diagnóstico de uma hérnia de disco

Faz parte da investigação a história e exame físico. Durante o exame físico, é importante atentar para:

  • postura
  • reflexos
  • força muscular
  • a capacidade de andar
  • sensibilidade membros

Tratamento de uma hérnia de disco

O tratamento clinico dura na grande maioria dos casos de quatro a oito semanas. O tratamento geralmente envolve uma combinação de terapia física, como fisioterapia analgésica e medicações para aliviar a dor.

A cirurgia para libertar o nervo comprimido e remover parte do disco herniado pode ser considerada nos casos mais graves, ou se a dor persistir por mais de oito semanas.

Muitas vezes, a hérnia de disco pode ficar pressionando o nervo, mas a dor vai embora ou diminui porque o cérebro aprende a “abaixar o volume” nas mensagens de dor vindos do nervo.

Se você tem uma hérnia de disco, é muito importante se manter ativo. Inicialmente, movimentar-se pode ser difícil, mas depois de descansar por alguns dias, você deve começar a se mover.

Os exercícios devem ser suaves e não podem colocar demasiada pressão sobre a coluna. Exercícios que envolvem alto impacto, como correr, saltar ou torção, devem ser evitados.

Impedindo uma hérnia de disco

Apesar de haver um importante componente genético na causa da hérnia discal, algumas precauções sensatas, tais como levar uma vida saudável, podem ajudar a prevenir a dor nas costas e diminuir o risco de contrair uma hérnia de disco. Por exemplo, você deve:

  • realizar exercícios regularmente
  • evitar pegar objetos pesados
  • sempre  manter uma boa postura quando sentado e de pé
  • parar de fumar.