Fibromialgia é uma doença de longa duração que provoca dor em todo o corpo.

Além de dor generalizada ou em diversas articulaçoes, as pessoas com fibromialgia também pode ter:

• aumento da sensibilidade à dor
  • fadiga (cansaço extremo)
  • rigidez muscular
  • dificuldade em dormir
  • problemas de memória e concentração
  • dores de cabeça
  • síndrome do intestino irritável (SII)  –  uma condição física do sistema digestivo que provoca dor de estômago e intestino

O que causa a fibromialgia?

A causa exata da fibromialgia é desconhecida, mas acredita-se estar relacionado com níveis anormais de certas substâncias químicas no cérebro e mudanças na forma como o sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal e nervos) processa mensagens de dor realizadas ao redor do corpo.

Em muitos casos, a condição parece ser desencadeada por um evento estressante fisicamente ou emocionalmente, tais como:

• Uma lesão ou infecção
  • Parto
  • Ser submetido à uma operação
  • Demissão.

Quem é afetado?

Qualquer pessoa pode desenvolver fibromialgia, embora atinja cerca de sete vezes mais mulheres que homens. A condição geralmente se desenvolve entre as idades de 30 e 50 anos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e idosos.

Não está claro exatamente quantas pessoas são afetadas pela fibromialgia, embora seja uma condição relativamente comum. Algumas estimativas sugerem cerca de 1 em cada 20 pessoas pode ser afetada pela fibromialgia em algum grau.

Apesar disso,  ela parece ser uma condição difícil de diagnosticar. Não há nenhum teste específico para a condição, e os sintomas podem ser semelhantes a uma série de outras condições.

Como fibromialgia é tratada

Embora não haja atualmente nenhuma cura para a fibromialgia, existem tratamentos para ajudar a aliviar alguns dos sintomas e fazer a condição mais fácil de se conviver.

O tratamento tende a ser uma combinação de:

• medicação  –  tais como  antidepressivos e analgésicos
  • terapias  –  como a  terapia cognitivo-comportamental (TCC) e aconselhamento
  • mudanças de estilo de vida  –  tais como programas de exercícios e técnicas de relaxamento

Exercício em particular, tem mostrado uma série de benefícios importantes para as pessoas com fibromialgia, incluindo ajudando a reduzir a dor.