Estenose medular

Estenose espinhal é um termo usado para descrever um estreitamento do canal vertebral!

A estenose pode ser origem de sintomas de compressão dos nervos espinhais ou, por vezes, a medula espinhal.

Estreitamento que afeta a medula espinhal também é chamado às vezes uma mielopatia. Estenose espinhal é um problema bastante comum, especialmente com pessoas mais idosas, (no entanto, pode afetar as pessoas mais jovens, mas mais raramente.)

Quando a estenose é na coluna lombar,  os sintomas experimentados são aqueles de dor lombar e/ou nas pernas. Mais tipicamente ocorre quando você anda, e pode causar formigamentos ou fraqueza em uma ou ambas as pernas.

Quando ela é cervical, pode comprometer a força nas mãos e pernas, além de alterar a marcha!

Claudicação é o termo usado pelos médicos para a fraqueza das pernas, que fica pior especificamente na caminhada. Causas comuns são as vasculares, devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, ou espinal (lombar) devido ao crescimento excessivo do osso causando uma redução no espaço para os nervos espinhais.

Classicamente, o paciente pode caminhar uma certa distância (às vezes 50m ou mais, digamos, 500 metros) e, em seguida, eles precisam parar porque a dor e  a dormência se intensificam.
A maioria acha que sentar-se ou inclinar-se para a frente permite-lhes se recuperar para que eles possam, então, andar novamente.

Causas

Normalmente, como parte do processo de envelhecimento natural, desenvolvemos alterações degenerativas na parte inferior das costas.

Às vezes, essas alterações levam a uma constrição parcial – ou a uma “estenose” – do túnel nervoso dentro da coluna, que é chamado de canal medular.
Outros sofrem uma constrição ligeiramente diferente para os túneis laterais menores com a coluna vertebral que é chamado de “estenose foraminal”.
Os sintomas são praticamente os mesmos.

Efeitos clínicos

Os nervos dentro da espinha são ambos comprimidos pela constrição e também seu fornecimento de sangue é temporariamente reduzido pela compressão.
Isso leva à dor ao andar, como os túneis na coluna vertebral são menores quando você está ereto, mas ficam maiores ao sentar-se com a coluna dobrada.
Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, e geralmente solicitamos uma ressonância magnética ou raramente tomografia computadorizada que confirma o problema.

Prognóstico

O curso do problema tem alguma incerteza, mas uma regra geral pode ser aplicada 20% melhorará com o tempo, 60% permanecerá o mesmo, 20%  piorará com o tempo.

Tratamento

Esta condição é uma questão de “qualidade de vida”. Se os seus sintomas são aceitáveis ​​para você, então nenhuma intervenção pode ser necessária.
O objetivo é melhorar a mobilidade da coluna vertebral, força e aptidão geral além de melhorar o controle da dor, através de fisioterapia e medicações
Outras opções:
Se indicado, injeções espinhais, (infiltrações) com cortico esteróides e anestésico local também pode ajudar alguns pacientes.

Uma ultima opção , é o tratamento cirúrgico. Veja mais em tratamentos.