19/05/2017
Escoliose
Introdução
A escoliose é a torção e curvatura anormal da coluna vertebral.
É geralmente observado pela primeira vez por uma mudança na aparência da coluna.
Os sinais típicos incluem:
- Uma coluna visivelmente curvada.
- Um ombro mais alto que o outro.
- Ombro ou quadril mais proeminentes que o outro.
- Roupas não vestem corretamente.
- Caixa torácica (costelas) mais proeminente.
- Diferença de comprimento dos membros inferiores
Dor nas costas é comum em adultos com escoliose. Os jovens com escoliose também podem experimentar algum desconforto, mas é menos provável que seja grave.
O que provoca a escoliose?
Em cerca de oito em cada 10 casos, um motivo de escoliose não for encontrado. Isto é conhecido como escoliose idiopática.
Um pequeno número de casos são causados por outras condições médicas, incluindo:
- paralisia cerebral – uma condição associada com danos cerebrais
- distrofia muscular – uma doença genética que provoca fraqueza muscular
- Síndrome de Marfan – uma doença dos tecidos conjuntivos
Raramente, bebés podem apresentar escoliose, como resultado de um problema com o desenvolvimento da coluna vertebral no útero.
Em adultos, as mudanças etárias relacionadas aos discos e articulações da coluna vertebral e uma redução da densidade óssea podem causar escoliose. Os adultos também podem apresentar piora da curva ao longo do tempo de uma escoliose não diagnosticada previamente.
Quem é afetado?
Antes, pensava-se que a escoliose era apenas uma condição da infância, mas é cada vez mais reconhecido como uma condição que afeta adultos mais velhos também.
Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças com idade entre 10-15. Cerca de três ou quatro em cada 1.000 crianças precisam de tratamento para escoliose.
É mais comum em mulheres do que homens.
Como escoliose é tratada?
O tratamento para escoliose depende da sua idade, como é grave, e se ele está pensei que vai piorar com o tempo.
Em crianças muito jovens, o tratamento nem sempre necessário pois a curvatura da coluna vertebral pode melhorar naturalmente à medida que envelhecemos. Se o tratamento é necessário, um colete pode ser utilizado para tentar deter a progressão da curva.
Se a curvatura da coluna continua a progredir em crianças, muito jovens, apesar do colete, pode ser necessária uma cirurgia. Esta geralmente envolve a inserção de hastes para estabilizar a coluna, que podem ser alongadas em intervalos regulares a medida seu filho cresce.
Em crianças mais velhas e adultos, é pouco provável que a escoliose vai melhorar com o tempo e, em alguns, pode piorar progressivamente.
Os principais tratamentos para crianças mais velhas são:
- um colete sob molde (tipo milwaukee) até eles pararem de crescer, para evitar que a coluna vertebral aumente sua curva escoliótica.
- cirurgia para corrigir a curvatura – onde a coluna é alinhada usando hastes ligadas à coluna por meio de parafusos, ganchos e / ou fios.
Em adultos, o tratamento visa principalmente para aliviar qualquer dor. Opções não cirúrgicas, tais como analgésicos, fisioterapia e exercícios são frequentemente utilizados em primeiro lugar, com a cirurgia de correção vista como um último recurso.
Outros problemas:
A escoliose pode levar a mais problemas emocionais e físicos.
Tendo uma espinha visivelmente curvo ou vestindo uma cinta de volta pode causar problemas relacionados com a imagem corporal, auto-estima e qualidade de vida global para. Isto é particularmente o caso das crianças e adolescentes com escoliose.